Desde o início das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, mais de 21,7 mil brasileiros foram repatriados, com apoio de embaixadas e consulados. A informação é do Ministério das Relações Exteriores, com dados até o dia 12 de maio.
Segundo a pasta, ainda há cerca de 4,6 mil com passagens aéreas canceladas ou em situação de desamparo no exterior, que aguardam a repatriação.
Entre as últimas ações, realizadas em 12 de maio, 80 brasileiros que se encontravam retidos na Costa Rica e Panamá e quatro brasileiros que estavam na Guatemala foram repatriados. Nos casos de países em que o espaço aéreo foi fechado e os voos cancelados, o Itamaraty trabalha para obter autorizações especiais.
Leia mais:
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
Em Brasília funciona o Grupo Consular de Crise, organizado pelo Ministério das Relações Exteriores, para atuar de forma integrada com as embaixadas e consulados.
Aos brasileiros no exterior que estão sendo afetados pela crise da Covid-19, o Ministério também disponibilizou um formulário emergencial de auxílio consular, e tem enviado alertas por meio dos perfis da embaixada ou consulado de cada região.