Quatro estados da região Norte - Roraima, Amapá, Pará e Tocantins – lideram o ranking com maior percentual de municípios que não enviaram dados da freqüência escolar de crianças atendidas pelo Bolsa Família.
Levantamento realizado pelo Ministério da Educação indica que 370 municípios ainda não informaram a freqüência de maio a julho. O prazo para repassar os dados de maio a julho termina neste domingo (18).
Segundo o ministério, 40% dos municípios de Roraima não divulgaram as informações. "Lá, existem 15 municípios no total e, até agora, seis não atualizaram os cadastros. Em seguida vem o Amapá, que tem 16 municípios, e cinco não informaram as freqüências. Isso representa 31%", afirma o secretário-executivo do ministério, Jairo Jorge.
Leia mais:
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
O Pará aparece em terceiro lugar no ranking. Dos 143 municípios, 25 não informaram o total de presença em sala de aula. Entretanto, o estado com o maior número absoluto de municípios que ainda não repassaram os dados é Minas Gerais, onde 53 cidades ainda estão pendentes. "Mas isso não é significativo porque Minas Gerais tem 852 municípios e isso representa 6,2% do total", diz Jorge.
Os prefeitos ou secretários municipais de Educação devem repassar as informações sobre freqüência dos estudantes pelo endereço eletrônico www.caixa.gov.br. Quem não atualizar os dados não poderá se habilitar aos recursos disponíveis para projetos do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fnde).
Fonte: ABr