O aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista, iniciou nesta segunda-feira (30) as operações com movimento de embarque e desembarque abaixo do normal, por causa do remanejamento de vôos para o aeroporto André Franco Montoro, em Cumbica, no município de Guarulhos, na Grande São Paulo. Até as 10 horas, apenas uma das 14 partidas programas desde às 6 horas, estava com atraso superior a uma hora e um vôo foi cancelado. Esse quadro era o mesmo de uma hora antes.
Em Guarulhos, até 10 horas, de um total de 75 decolagens programadas desde a zero hora, houve 12 atrasos de mais de uma hora e um vôo foi cancelado. Em atendimento à determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de reduzir as operações em Congonhas, as companhias aéreas transferiram mais de 50 vôos para Cumbica. Só as duas maiores empresas nacionais do setor a TAM e a GOL remanejaram, juntas 52 vôos.
De acordo com a assessoria de imprensa da Gol, por enquanto a transferência não está sendo feita com base na reestruturação da malha. Por determinação da Anac, as empresas têm prazo de dois meses para tirar de Congonhas todos os vôos de rotas superiores a duas horas. Além de transportar passageiros e cargas no território nacional, a Gol tem rotas pelos países da América Latina.
Leia mais:
Em nova acusação contra Diddy, homem diz que foi drogado e estuprado em carro
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
A TAM vem aumentando, gradativamente, o uso dos terminais de embarque e desembarque de Guarulhos. No último sábado (28), 19 operações que normalmente ocorreriam em Congonhas foram para Guarulhos; no domingo, a empresa efetuou 22 transferências e hoje, mais 30. Em seu endereço eletrônico www.taminforma, há uma lista das viagens alternadas ou canceladas. De acordo com os informes, os atrasos de hoje (30) estavam oscilando na média de 46 minutos para os vôos domésticos e 66 para a malha internacional até às 9h00.
Segundo a empresa, três terminais estavam fechados por causa do mau tempo: o de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul; o de Corumbá, no Mato Grosso e o de Santiago , no Chile. A TAM recomenda a seus clientes telefonar antes de irem para o aeroporto, de modo a confirmar eventuais mudanças no vôo. Há dois números disponíveis: 40025700 ou 08005705700.
Agência Brasil