Mais de mil pessoas esperam por atendimento no hospital de campanha da Marinha, montado no Campo de Santana, que começou a funcionar na manhã desta segunda-feira (28) no Rio de Janeiro. A expectativa é que mais gente chegue até a tarde.
Segundo o coordenador de operações médicas da unidade, almirante médico Jupiaçu Damasceno, disse que as pessoas começaram a chegar ainda ontem, por volta das 22h30. Ele informou que o atendimento será feito até 17h, quando o Campo de Santana é fechado ao público.
O hospital de campanha da Marinha, que tem capacidade para 400 atendimentos por dia, está prestando serviços ambulatoriais de clínica médica, ortopedia, pediatria, odontologia e obstetrícia. Uma equipe de 50 militares, entre médicos, enfermeiros e auxiliares, trabalha no local.
Estão sendo distribuídas senhas às pessoas de acordo com a ordem de chegada, mas os pacientes com problemas graves de saúde e os mais idosos têm prioridade.
O coordenador da intervenção federal nos seis hospitais no Rio de Janeiro, Sérgio Cortes, disse que mais de mil trabalhadores serão chamados para ajudar no atendimento à população. Segundo Cortes, os profissionais com especialização em falta entre os concursados, serão escolhidos através de uma avaliação de currículos.
Na primeira quinzena de março o governo federal decretou estado de calamidade pública por tempo indeterminado na rede hospitalar do Rio e assumiu a gestão dos hospitais municipais.
Fonte: Terra