Três grandes explosões abalaram o centro de Bagdá nesta terça-feira pela manhã. A guerra entre o Iraque e os aliados entra em sua fase decisiva e mais violenta: a tomada de Bagdá, a capital do paía árabe.
Ao mesmo tempo em que a capital iraquiana era atingida por uma tempestade de areia, ataques aéreos atingiram a região de Bagdá. Embates no sul e no norte do país também foram registrados, em possíveis confrontos entre os soldados ocidentais e membros do grupo militar de elite iraquiano, a Guarda Republicana.
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Uma autoridade dos Estados Unidos afirmou que aviões de guerra do Reino Unido fizeram mais de 1.500 viagens sobre Bagdá na segunda-feira. A campanha incluiu uma variedade de aeronaves, incluindo bombardeiros B-2, "invisíveis" ao radar, e B-52s.
A defesa antiaérea do Iraque respondeu imediantamente aos ataques. Um correspondente disse ter ouvido explosões de baterias antiaéreas iraquianas quando o ataque ocorreu.
Um iraquiano realizou um atentado suicida na península de Faw, no sul do Iraque, e conseguiu destruir um tanque da coalizão anglo-americana na noite passada, afirmou Hazem Al Rawi, porta-voz do Exército iraquiano.
Segundo o Pentágono, o número de baixas da coalizão anglo-americana até o momento chega a 39 (14 em combate e 25 fora de combate). Do lado iraquiano os mortos somam 286 (70 militares e 216 civis -41% da população iraquiana tem de 0 a 14 anos).