O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, hospitalizado desde quarta-feira (27) à noite devido a uma infeção pulmonar, já consegue "respirar sem dificuldades", disse hoje a Presidência sul-africana. Mandela, de 94 anos, foi internado após o reaparecimento de uma antiga pneumonia.
"Os médicos dizem que devido a uma infeção pulmonar, o antigo presidente Mandela desenvolveu um derrame pleural, que foi drenado. (...) Agora é capaz de respirar sem dificuldades. [O ex-presidente] continua a reagir ao tratamento e não sofre", disse a Presidência.
Mandela foi o primeiro presidente negro da África do Sul, de 1994 a 1999, e recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1993. Principal símbolo da luta contra o regime de segregação racial na África do Sul, o apartheid, Mandela conquistou o respeito de adversários e críticos devido aos esforços em busca da paz.
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Em sua homenagem, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Internacional Nelson Mandela (18 de julho, data de nascimento do líder sul-africano) em defesa da luta pela liberdade, justiça e democracia. Em 2001, Mandela recebeu o diagnóstico de câncer de próstata. Apesar do tratamento, fez campanha em favor do combate à aids, um dos principais problemas de saúde pública na África do Sul. Em 2004, ao completar 85 anos, ele anunciou a aposentadoria.