O Comando da Aeronáutica informou que a manhã deste domingo foi tranqüila nos aeroportos e que até as 12 horas o controle do tráfego aéreo operava normalmente, "sem nenhum fato grave". Para esta tarde é esperado maior movimento, mas já houve registro de atrasos na chegada de aviões aos aeroportos de Congonhas (SP) e Internacional Antonio Carlos Jobim (RJ).
Em relação ao trabalho dos controladores de vôo, que implantaram uma suposta operação-padrão – não reconhecida pelo comando da Aeronáutica nem pela Infraero – e passaram a seguir à risca as normas de segurança do setor, o que ocasionou atrasos e cancelamentos de vôos desde o dia 27 de outubro, a Aeronáutica informou que não há problemas com falta de pessoal, "com todos os setores funcionando normalmente".
No Aeroporto de Brasília, de acordo com a Infraero, não há registro de atraso ou cancelamento de vôo. A previsão é de que à tarde haja maior número de pousos e decolagens.
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Os controladores de vôo, sob a alegação de falta de pessoal e excesso de trabalho, passaram a monitorar no máximo 14 aeronaves simultaneamente. E a dar um intervalo maior entre pousos e decolagens, seguindo as normas de segurança do setor. A operação ocasionou atrasos nos vôos e deixou passageiros à espera nos terminais de todo o país.
Agência Brasil