Manifestantes islandeses atiraram ovos em parlamentares neste sábado, em protesto contra a situação da população após a crise econômica que atingiu o país em 2008.
Mais de mil manifestantes se reuniram em frente ao parlamento islandês, conhecido como Althingi, na capital, Reykjavik. Alguns batiam em panelas e atiravam alimentos e fogos de artifício contra o prédio.
Ao saírem para uma tradicional missa que marca o início dos trabalhos do Althingi, parlamentares e o presidente do país foram atingidos por ovos e iogurte. Um parlamentar ficou levemente ferido. A polícia formou um cordão de proteção ao final da missa, porém mais ovos foram arremessados enquanto os parlamentares retornavam ao parlamento.
Leia mais:
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024
Até o início da crise, a Islândia era uma economia em rápida expansão e possuía um dos mais altos padrões de vida no mundo. Porém, os principais bancos do país quebraram em outubro de 2008 e a moeda local despencou. Muitos islandeses haviam tomado empréstimos em moeda estrangeira durante o período de crescimento econômico, e agora enfrentam dificuldades para pagar essas dívidas.
Os manifestantes entregaram ao governo um petição reivindicando uma redução da dívida para as famílias mais prejudicadas. As informações são da Associated Press.