O primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, chegou na manhã desta quinta-feira (20) ao Brasil para uma série de homenagens.
Pela manhã Pontes foi condecorado pelo presidente Lula com a Ordem Nacional do Mérito. Vestindo um macacão cinza com a bandeira brasileira estampada no peito, Pontes foi muito aplaudido pelos alunos de escolas públicas do Distrito Federal que assistiram à cerimônia.
Depois de reafirmar que a missão foi um completo sucesso em todos os aspectos, ele destacou a importância dos experimentos que realizou no espaço. "Todos eram extremamente importantes , não só pelos resultados , mas pelo efeito futuro". Ele lembrou que o aspecto científico do projeto pode ser mensurado, mas a motivação dos jovens para trabalhar na área não tem como medir.
Leia mais:
Itália debate mudanças na lei e prevê mais taxa após aumento de cidadanias
O que 'Ainda Estou Aqui' e Fernanda Torres precisam fazer para concorrer ao Oscar
Sem acordo, tratado global contra a poluição plástica é adiado para 2025
Biden concede perdão a filho após dizer que respeitaria resultado de julgamento
O astronauta passoucpor uma readaptação de dez dias no Centro Yuri Gagarin de Treinamento de Cosmonautas (Moscou).
Pontes foi o primeiro brasileiro a chegar ao espaço. Durante oito dias ele ocupou a ISS (sigla em inglês para Estação Espacial Internacional), onde realizou experimentos científicos.
Amanhã de manhã, o tenente-coronel da Força Aérea Brasileira (FAB) vai para Bauru (343 km de SP), sua cidade natal. Os moradores farão uma carreata do aeroporto até o Teatro Municipal, onde estudantes vão homenageá-lo.
A maratona continua no sábado aniversário da Aviação de Caça brasileira , quando o astronauta visita a Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro. Não há informações sobre sua agenda no domingo. Na segunda, Pontes participa de uma palestra na Força Aérea Brasileira, em Pirassununga (213 km de SP), enquanto na terça ele irá ao Centro Técnico Aeroespacial, em São José dos Campos (91 km de SP).
Informações da ABr e Folhapress