Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Bolsa-auxílio

MEC abre inscrições para estudantes estrangeiros

Redação Bonde
21 set 2007 às 20:52

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Até dia 17 de outubro, estão abertas as inscrições para o processo seletivo de 2008 do Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes). O projeto da Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC) é um apoio financeiro aos alunos estrangeiros regularmente matriculados em cursos de graduação em instituições federais de ensino superior (Ifes).

No valor mensal de um salário-mínimo (R$ 380,00) por 12 meses renováveis, a bolsa auxilia a manutenção dos estudantes durante o curso, uma vez que muitos vêm de países pobres. Atualmente, o MEC investe cerca de R$ 3 milhões no Promisaes, beneficiando aproximadamente 615 alunos. Em 2008, serão distribuídas cerca de 500 bolsas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O projeto fomenta a cooperação técnico-científica e cultural entre países com os quais o Brasil mantém acordos nas áreas de educação e cultura, especialmente os africanos. Dessa forma, consolida a política de intercâmbio e integração entre Brasil e outros países em desenvolvimento.

Leia mais:

Imagem de destaque
Decisão unânime

Jake Paul vê fúria de Mike Tyson, mas usa físico e vence lenda do boxe nos pontos

Imagem de destaque
Prestes a voltar à Casa Branca

Trump insinua candidatura para 3º mandato, o que é proibido pela Constituição

Imagem de destaque
Texto oficial

Meta climática do Brasil cita pela 1ª vez redução no uso de combustíveis fósseis

Imagem de destaque
Justin Welby

Chefe da Igreja Anglicana renuncia em meio a escândalo sobre abusador infantil


Além de matriculado numa Ifes, o aluno deve ser participante do Programa Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), ter bom desempenho acadêmico, não exercer atividade remunerada e não receber outro auxílio financeiro governamental. O coordenador do projeto, Hilton Sales, esclarece que o PEC-G é um programa de apoio a estudantes de outras nacionalidades. Os estudantes estrangeiros ocupam as vagas ociosas das universidades federais, não preenchidas no processo seletivo tradicional.

Publicidade


Seleção — A instituição de ensino superior realiza uma pré-seleção dos candidatos a partir dos seguintes critérios: condição socioeconômica; rendimento acadêmico; freqüência escolar; previsão de envolvimento do aluno em atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão, onde haja contribuição do contexto sociocultural do país de origem (oficinas, eventos, seminários, monitorias, projetos de extensão). O MEC faz a avaliação final.


Programa — Criado em 2005 pela SESu, o Promisaes beneficia estudantes da América Latina e Caribe e da África: Antígua e Barbuda, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suriname, Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela; Angola, Benin, Cabo Verde, Camarões, Costa do Marfim, Gabão, Gana, Guiné-Bissau, Mali, Moçambique, Namíbia, Nigéria, Quênia, República do Congo, República Democrática do Congo, São Tomé e Príncipe, Senegal e Togo.

O formulário de inscrição está disponível na página eletrônica da SESu.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo