O Ministério da Educação está investindo R$ 1 bilhão em obras e instalações para a expansão da educação pública profissional e superior do país. A informação foi dada nesta sexta-feira (13), pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, durante o lançamento da pedra fundamental do campus da Universidade de Brasília (UnB), em Ceilândia (DF). Segundo Haddad, no valor não está incluído o que o ministério tem gastado com a contratação de professores e funcionários das universidades federais e escolas técnicas profissionais.
O ministro destacou duas orientações para a aplicação dos recursos da expansão: olhar o interesse das comunidades e do país, sem discriminar partidos políticos e interiorizar esses níveis de ensinos. "O que acontece em Ceilândia, hoje, se realiza em mais de 70 municípios de 20 estados", disse.
Já a expansão profissional está chegando a 50 cidades. São mais de 120 municípios beneficiados com a expansão do ensino superior ou profissional. Estão sendo investidos recursos para esses níveis de ensino em locais antes nunca contemplados, destacou o ministro.