Milhares de pessoas se aglomeraram no chamado "Marco Zero", local onde ficavam as Torres Gêmeas do complexo empresarial World Trade Center. A cerimônia oficial para homenagear as vítimas do atentado terrorista de 11 de setembro de 2001 começou por volta das 9h45, com uma apresentação de um grupo de gaiteiros de fole. Em seguida, o governador de Nova York, George Pataki, abriu a solenidade discursando sobre as ações que resultaram na tragédia e ressaltou a coragem com que o povo novaiorquino enfrentou o episódio.
Enquanto isso, acontecem em todo o mundo várias manifestações de solidariedade aos mortos na ação terrorista nos Estados Unidos. No Afeganistão, tropas militares norte-americanas hastearam a bandeira dos Estados Unidos e tocaram o hino do país. Em Londres, o príncipe Charles e seu filho Henry participaram de cerimônia de homenagem às vítimas na catedral de Westminster. O papa João Paulo II também falou sobre o terrorismo e realizou preces para os mortos no atentado.
No Brasil, na sede da União Cultural Brasil-Estados Unidos, em São Paulo, acontece debate sobre os atentados terroristas ocorridos no dia 11 de setembro de 2001 e também é realizada uma cerimônia em memória às viítimas dos atentados.