Uma pequena companhia mineradora da África do Sul afirmou ter descoberto na segunda-feira (27) o que pode ser o maior diamante já encontrado. Um representante da mineradora disse à BBC que a pedra foi achada na Província Noroeste do país e pesa cerca de 7 mil quilates, ou 1,4 kg.
O diamante bruto teria o dobro do tamanho do diamante Cullinan, de 3.106 quilates (cerca de 621 g), encontrado na África do Sul em 1905. O Cullinan, um dos diamantes mais famosos do mundo, foi dividido em vários diamantes menores, sendo que os maiores fazem partes das jóias da coroa britânica.
Segundo reportagem da BBC, a pedra parece ser um pouco menor que um coco e apresenta uma cor esverdeada.
Leia mais:
Em nova acusação contra Diddy, homem diz que foi drogado e estuprado em carro
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Ceticismo - Um acionista da mineradora, Brett Jolly, disse que a pedra foi levada para o cofre de um banco em Johanesburgo, e que espera que testes que feitos nesta terça-feira (28) provem o valor da pedra. Mas especialistas da indústria estão céticos a respeito da descoberta.
Um porta-voz da De Beers, a maior companhia mineradora de diamantes do mundo, disse que a província onde o diamante teria sido encontrado não é conhecida por produzir gemas preciosas, e que pedras esverdeadas são ainda mais raras.
O maior diamante comprovado descoberto neste século até agora foi o "Promessa do Lesoto" – uma pedra de 603 quilates encontrada em agosto do ano passado no país africano.