O ministro da Saúde Humberto Costa declarou nesta quinta-feira que o atendimento hospitalar da rede pública só melhora à partir de 2004. Humberto Costa pretende reestruturar a rede e firmar parcerias com os estados e municípios.
O ministro espera que o Congresso aprove o Código de Defesa do Usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) para melhorar o atendimento ao usuário e diminuir as filas que castigam a população.
O código deve trazer muitas novidades. Uma delas seria fornecer ao paciente a relação das despesas do hospital para tratá-lo, tal como é feito na rede particular. Assim o usuário poderia contribuir para a fiscalização, conhecendo seus direitos e cobrando bom atendimento dos hospitais. O ministro quer que até o final do mandato o atendimento seja "personalizado e respeitoso".
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Dentre as unidades do SUS há grande expectativa para realização de concurso público para contratação de pessoal. Para se ter uma idéia, somente nos Hospitais Universitários do país - cerca de 45 - há cerca de 7.700 vagas a serem preenchidas.