O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, espera que até o final de julho os 27 estados brasileiros tenham assinado o protocolo de intenções para adesão ao Sistema Único de Segurança Pública (Susp), do governo federal.
Até agora, nove estados já aderiram ao sistema: São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Santa Catarina, Alagoas, Rio Grande do Norte e Piaui.
Thomaz Bastos abriu há pouco o encontro da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) com dirigentes do Departamento da Polícia Federal, na Academia Nacional de Polícia.
Leia mais:
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
Segundo o ministro, nesse processo de implantação do Susp, a idéia do governo é possibilitar que os superintendentes da polícia federal atuem como representantes do ministério nos estados.
"Essa atuação será o alicerce da segunda fase de implantação do Susp", destacou o ministro.
Também participaram da abertura do encontro, que se realiza nesta quarta e quinta-feiras, o secretário Nacional de Segurança Pública, Luís Eduardo Soares, o diretor do Departamento de Polícia Federal, delegado Paulo Lacerda, e o diretor da Academia Nacional de Polícia, José Roberto Alves dos Santos, entre outras autoridades.