Mundo

Ministro Gilmar Mendes é eleito presidente do STF

31 dez 1969 às 21:33

O Ministro Gilmar Mendes foi eleito presidente do Supremo Tribunal Federal, para o período 2008-2010.

Gilmar Mendes vai substituir a ministra Ellen Gracie. O ministro Cezar Peluso foi eleito vice-presidente. A cerimônia de posse está marcada para o dia 23 de abril.


Em entrevista à imprensa, Mendes disse que pretende dar continuidade à implementação da reforma do Judiciário e à consolidação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), entidade que também presidirá.


Histórico

O novo presidente da Suprema Corte entrou no STF em junho de 2002, indicado pelo então presidente da República Fernando Henrique Cardoso. Ele substituiu o ministro Néri da Silveira, que se aposentou. Gilmar Mendes foi Procurador da República e depois consultor jurídico da Secretaria Geral da Presidência. O ministro também atuou como Advogado-Geral da União entre os anos de 2000 e 2002.


Continue lendo