Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Papua Nova Guiné

Moradores fabricam e usam óleo de coco como combustível

BBC Brasil
08 mai 2007 às 21:02

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os moradores da ilha de Bougainville, na Papua Nova Guiné, encontraram uma solução própria para os altos preços da energia - o humilde coco. Eles estão desenvolvendo mini-refinarias que produzem um óleo de coco que pode substituir o diesel. De policiais a padres, os moradores estão abastecendo os motores dos carros e geradores com o combustível de coco.

O interesse pela energia do coco já veio de outros países, incluindo o Irã e a Europa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Durante anos os moradores de Bougainville foram dependentes do combustível importado para a ilha, muito caro. A falta de combustível causava a paralisação freqüente de vários negócios da ilha. O alto custo da energia prejudicava ainda mais a situação.

Leia mais:

Imagem de destaque
durante uma festa do rapper

Em nova acusação contra Diddy, homem diz que foi drogado e estuprado em carro

Imagem de destaque
Análise

Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas

Imagem de destaque
Previsão da ONU

La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência

Imagem de destaque
Dos EUA

Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster


Em casa - Mas os moradores da ilha estão apelando cada vez mais para a alternativa ao diesel, mais barata e muito mais sustentável. O óleo de coco está sendo produzido em um crescente número de refinarias caseiras.

Publicidade


Matthias Horn, um imigrante alemão e engenheiro, opera uma destas refinarias.
"Eles se referem a mim, algumas vezes, como o alemão maluco, pois como você pode fazer isso com seu carro... encher (o tanque) com coco que você usa para fritar o peixe", disse. "O coqueiro é uma bela árvore. Você abastece seu carro e o cheiro é bom e também é bom para o meio ambiente, e isto é o principal", acrescentou.


Horn afirmou que seu trabalho atraiu o interesse do Irã. Refinarias como a dele estão produzindo óleos de cozinha, cosmético e sabão.

Mas a energia vinda do coco não é novidade de Bougainville. A ilha enfrentou anos de confrontos nos quais milhares de pessoas morreram, lutando pela independência durante a década de 90. Os pequenos estoques de diesel forçaram os moradores da ilha a procurarem fontes alternativas, e o coco foi escolhido. Em tempos de paz, a nova tecnologia está fazendo com que esta nova indústria ganhe mais incentivos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo