Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Insuficiência respiratória

Morre Dom Javier Echevarría, segundo sucessor do fundador do Opus Dei

Agência Estado
13 dez 2016 às 19:28

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Morreu em Roma, na noite desta segunda-feira (12), Dom Javier Echevarría, bispo e segundo sucessor de Josemaría Escrivá, fundador do Opus Dei. Ele estava com 84 anos e não resistiu a uma insuficiência respiratória.

Echevarría nasceu em Madri, em 1932, e na capital espanhola conheceu José María Escrivá de Balaguer, de quem foi secretário. Depois, foi eleito prelado em 1994 e recebeu a ordenação episcopal no ano seguinte da escolha do papa João Paulo II como líder da Igreja Católica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O religioso tinha sido hospitalizado no dia 5 de dezembro por causa de uma "leve infecção pulmonar", segundo comunicado enviado pela Opus Dei. "O quadro clínico se complicou nas últimas horas, provocando uma insuficiência respiratória, o que ocasionou o falecimento".

Leia mais:

Imagem de destaque
durante uma festa do rapper

Em nova acusação contra Diddy, homem diz que foi drogado e estuprado em carro

Imagem de destaque
Análise

Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas

Imagem de destaque
Previsão da ONU

La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência

Imagem de destaque
Dos EUA

Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster


A Opus Dei informou que, segundo os estatutos da prelatura, Monsenhor Fernando Ocáriz deve convocar no prazo de um mês um congresso para escolher o novo líder da instituição. Esse congresso deve ser realizado no prazo de três meses e a escolha deve ser posteriormente confirmada pelo papa Francisco.

Publicidade


Papa


Poucas horas após a confirmação da morte de Dom Javier Echevarría, o papa Francisco lamentou muito a "morte inesperada" do espanhol e reconheceu o seu "testemunho paternal e generoso".

Em um telegrama, o pontífice expressou suas "mais profundas condolências" e desejou que o "fiel servo descanse a sua alegria eterna" e ainda lembrou que a morte de Echevarría foi no dia que os católicos celebram a Virgem de Guadalupe, padroeira da América.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo