O arcebispo emérito de Aparecida do Norte (SP), dom Aloísio Lorscheider, morreu hoje (23), às 5h30, no hospital São Francisco, em Porto Alegre. Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Aloísio estava internado no Hospital São Francisco, na capital gaúcha, desde o último dia 10, quando sofreu uma convulsão de origem cardíaca.
O corpo será velado na Catedral de Porto Alegre e o sepultamento será no Convento de Daltro Filho, a 130 quilômetros da capital gaúcha. O dia e o horário do sepultamento ainda não foram definidos, segundo a CNBB.
Nomeado cardeal pelo Papa Paulo VI, em 1976, dom Aloísio participou dos conclaves que elegeram os papas João Paulo I e João Paulo II, ambos em 1978. Segundo nota da Arquidiocese de Aparecida, dom Aloísio foi bispo de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul; arcebispo de Fortaleza, no Ceará, e de Aparecida. Em 2004 recebeu a notícia da aceitação de sua renúncia e entregou a arquidiocese de Aparecida aos cuidados pastorais de dom Raymundo Damasceno Assis. Em seguida, retornou à cidade de Porto Alegre, onde residia.
Leia mais:
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
Ele foi secretário-geral e presidente da CNBB, presidente do Conselho Episcol Latino-Americano (Celam) e da Cáritas Internacional e um dos presidentes da 3ª Conferência Geral dos Bispos da América Latina e do Caribe, em Puebla, no ano de 1979. Lorscheider nasceu em 8 de outubro de 1924, em Picada Geraldo, Estrela (RS). (ABr)