Iwao Takamoto, desenhista especializado em criar personagens caninos como Scooby-Doo, da série do mesmo nome, e Mutley, de A Corrida Maluca, morreu em Los Angeles, nesta terça-feira (9) aos 81 anos de idade, de problemas cardíacos. Takamoto também foi responsável por outros personagens das séries Os Flinstons e Os Jetsons, quando trabalhou no estúdio Hanna-Barbera.
Durante mais de 60 anos de carreira, ele participou ainda da produção de desenhos animados em longa-metragem como Peter Pan, 101 Dálmatas e Cinderela. Ele também co-dirigiu a versão animada de A Menina e o Porquinho, em 1973.
Takamoto vinha ocupando a vice-presidência da divisão de animação do estúdio Warner Bros.
Leia mais:
Justiça de Hong Kong reconhece direitos de moradia e herança para casais do mesmo sexo
Homem que nasceu no dia do naufrágio do Titanic morre aos 112 anos
França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens
Marta vence primeiro título nos Estados Unidos com Orlando e estadunidenses se rendem à 'rainha'
Scooby-Doo - O desenhista criou Scooby-Doo após conversar com um criador da raça do cão dinamarquês. Ele disse que depois de ouvir as características daquela raça de cachorros - lombo e pernas retas, queixo pequeno - decidiu fazer tudo ao contrário. "Dei a ele um lombo arqueado, pernas tortas, queixo grande e tal. Até a cor é a errada", afirmou Takamoto.
O personagem recebeu esse nome por causa do cantarolar de Frank Sinatra ao final da canção Strangers in the Night - "dooby-doo".
Takamoto nasceu em Los Angeles em 1925. Ele aprendeu técnicas de ilustração de colegas em um campo de confinamento de americanos de origem japonesa durante a Segunda Guerra Mundial.
Sua morte ocorreu menos de um mês depois da de Joseph Barbera, co-fundador do estúdio Hanna-Barbera. O sócio de Barbera, William Hanna, morreu em 2001.