Morreu nesta segunda-feira (12), aos 96 anos de idade, o ex-oficial da força paramilitar nazista (SS) Oskar Gröning, mais conhecido como o "contador de Auschwitz". Ele estava internado em um hospital na Alemanha.
Gröning era o encarregado de contar o dinheiro e os bens apreendidos das vítimas de Auschwitz, campo de concentração e extermínio montado pelo regime de Adolf Hitler na Polônia. Em 2015, o ex-oficial da SS havia sido condenado a quatro anos de prisão pela cumplicidade na morte de 300 mil pessoas.
O dinheiro apreendido em Auschwitz era enviado para a SS em Berlim, ajudando a dar sustentação financeira ao nazismo. Os advogados de Gröning tentaram evitar o cumprimento da pena, alegando motivos de saúde, mas, em dezembro passado, o Tribunal Constitucional Federal da Alemanha rejeitou o pedido.
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Além disso, o ex-oficial nazista também teve um indulto negado pela Justiça, em 17 de janeiro de 2018. Ele chegou a admitir sua culpa "moral" e a pedir perdão ao povo judeu pelos seus crimes.(ANSA)