Duas fazendas na região central do Estado do Paraná foram invadidas, na madrugada desta segunda-feira, por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Um grupo de 400 famílias ocupou a fazenda Três Marias, em Manoel Ribas (146 km ao sul de Apucarana), e um outro grupo, de 350 famílias, invadiu a fazenda Sonda, em Santa Maria do Oeste (68 km a oeste de Guarapuava).
Segundo a coordenação estadual do MST, as famílias estavam acampadas desde o início do ano em rodovias próximas às fazendas e entraram porque a época para plantar está próxima. ''As famílias estão com pressa'', disse Paulo Pires, um dos coordenadores estaduais do movimento.
Leia mais:
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Segundo Pires, as famílias são da região e conhecem as fazendas. ''A fazenda Três Marias, por exemplo, era maior, foi desmembrada em duas partes, os proprietários não moram lá e a fazenda é improdutiva'', disse.
Pires informou que não houve violência durante a ocupação das fazendas. ''Eles entraram de dia e entregaram os pistoleiros, que estavam nas fazendas, para a polícia'', afirmou. Na fazenda Três Marias, segundo a Polícia Militar, algumas famílias de caseiros saíram do local, mas outras optaram por ficar.
O comandante da 2ª companhia do 10º Batalhão da Polícia Militar, tenente José Francisco Cardoso, informou que foi construída uma barreira na entrada da fazenda Três Marias.