A rede de televisão MTV lançou um serviço em árabe para tentar aproveitar o crescente interesse de jovens do Oriente Médio pela cultura ocidental.
A MTV Arábia vai mostrar vídeoclips árabes, concursos de talento e programas internacionais especialmente adaptados para a nova audiência.
A MTV diz esperar que o canal sirva como uma força unificadora cultural em uma região de fortes tensões políticas. A administração da empresa afirmou ainda que pretende respeitar a cultura local, mas sem diluir sua marca.
Com cerca de dois terços da população do mundo árabe tendo menos de 30 anos de idade, a MTV Arábia surge em um mercado competitivo, onde disputará espaço com mais de 50 canais de música árabes.
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
No lançamento, em Dubai, músicos disseram esperar que o novo canal ajude os artistas do Oriente Médio a ganhar reconhecimento.
"Eu acho que isso vai ajudar a dar exposição para toda a música do Oriente Médio", disse o cantor Akon.
Abdul Latif al-Sayegh, presidente da empresa sócia da MTV no projeto, o Arab Media Group, disse esperar que o canal ajude a convencer árabes vivendo no ocidente a voltarem para casa.