Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Turquia

Muçulmanos protestam contra a visita de Bento 16

Heloísa Prado - Bonde
27 nov 2006 às 19:15

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Milhares de muçulmanos realizaram uma manifestação nas ruas de Istambul neste domingo (26) para protestar contra a visita do papa Bento 16 à Turquia na próxima semana. Segundo notícia da BBC Brasil, a multidão gritava frases como "Não venha, papa!", enquanto fotos de Bento 16 são mostradas em uma tela grande.

O papa provocou revolta em vários países muçulmanos em setembro, durante um discurso em que citou o imperador bizantino Manuel 2º Paleologus, que disse que Maomé trouxe apenas o "mal e coisas desumanas". O papa enfatizou que essas não eram palavras suas e depois lamentou qualquer ofença que o seu discurso possa ter causado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No entanto, muitos muçulmanos vêm exigindo um pedido de desculpas claro. A visita à Turquia, que começa na terça-feira, será a primeira dele a um país muçulmano.

Leia mais:

Imagem de destaque
Análise

Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas

Imagem de destaque
Previsão da ONU

La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência

Imagem de destaque
Dos EUA

Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster

Imagem de destaque
Mais procurados

Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024


O protesto deste domingo foi organizado pelo partido Felicidade Islâmica, um grupo pequeno que não é representado no parlamento turco. Um grande pôster mostra fotos de um cavaleiro das cruzadas e de episódios de violência no Oriente Médio. "Quem trouxe o mal e a desumanidade?", está escrito no cartaz.

Publicidade


Símbolo - Em Roma, o papa enviou os seus cumprimentos ao povo turco, oferecendo sua amizade sincera e elogiando a cultura e a história turcas.


Ele deverá visitar a famosa Mesquita Azul em Istambul, no que está sendo considerado um evento muito simbólico.

Antes do protesto, um representante do partido Felicidade Islâmica, Osman Yumakogullari, disse à agência de notícias AFP que tem "infinito respeito por todas as religiões e seus representantes, mas que (eles) não podem ficar quietos diante de declarações que vão contra a fé (muçulmana)".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo