O Consulado Geral da África do Sul quer aproveitar a recém-conquistada popularidade do país, em função da Copa do Mundo, para conscientizar a sociedade brasileira sobre o Nelson Mandela International Day (Dia Internacional Nelson Mandela), comemorado no dia 18 de julho. A data é um apelo para que pessoas de todo o planeta ajam e assumam a responsabilidade de tornar o mundo um lugar melhor, um pequeno passo de cada vez, exatamente como fez Nelson Mandela.
A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o dia 18 de julho, aniversário de Nelson Mandela, o Nelson Mandela International Day, um dia internacional de ativismo.
A razão de declarar e celebrar o Nelson Mandela International Day é que Nelson Mandela passou mais de 67 anos servindo sua comunidade, seu país e o mundo como um todo. No Mandela Day pede-se que as pessoas doem 67 minutos de seu tempo para melhorar o mundo, em um pequeno gesto de solidariedade para com a humanidade, e em um pequeno passo em direção a um movimento global e contínuo para o bem.
O Mandela Day é a iniciativa da Mandela Foundation (Fundação Mandela) e de suas organizações irmãs, a Nelson Mandela Children’s Fund (Fundo Nelson Mandela para as Crianças) e a Mandela Rodhes Foundation (Fundação Mandela Rodhes).
Para fazer parte do movimento Mandela Day, tudo o que é preciso é uma ação que ajude a mudar para melhor as vidas das pessoas. Para assegurar que as ações tenham efeitos duradouros, as pessoas devem se empenhar para deixar não só mudanças físicas, mas também um sentimento de independência, ajudando a desenvolver o orgulho entre as comunidades para que elas possam se encarregar de seus destinos e mudar suas condições. Mesmo que se iniciem com pequenos passos, as ações cumulativas das pessoas podem ganhar um impulso transformador.
O Consulado Geral da África do Sul pede que os brasileiros considerem doar 67 minutos de seu tempo no dia 18 de julho apoiando ou participando de uma atividade que torne o mundo um lugar melhor. Essas atividades devem estar dentro do arcabouço ético do "serviço ao próximo". Contudo, as pessoas estão livres para se organizar e se associar da maneira que desejarem assim como para doar seus serviços a pessoas ou comunidades necessitadas.