A partir desta terça-feira (24) a Receita Federal inicia suas atividades na nova aduana construída ao lado da Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu (PR), na fronteira com o Paraguai. A nova estrutura irá funcionar ininterruptamente e pretende fiscalizar 100% dos veículos e pedestres que retornarem de Ciudad del Este. Pelo esquema de amostragem adotado atualmente, apenas cerca de 5% do fluxo é vistoriado.
Com uma área de mais de 8 mil metros quadrados, a estação aduaneira deverá dar mais agilidade ao trabalho dos fiscais e mais comodidade para quem precisa atravessar a fronteira. Para melhorar o tráfego, quatro pistas serão destinadas unicamente aos automóveis, uma será exclusiva para ônibus, outra para motocicletas e uma sétima para os pedestres. Trafegam diariamente pela ponte cerca de 20 mil veículos e 50 mil pessoas.
De acordo com a assessoria da Receita, a nova aduana também contará com um quadro de fiscais quatro vezes maior do que o atual. Serão 200 servidores trabalhando 24 horas para atender em um tempo máximo de até duas horas de espera nas filas.