29/10/20
PUBLICIDADE
Ainda em alerta

Nova Zelândia diz que 'venceu batalha' contra o coronavírus

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, afirmou que seu país "venceu a batalha" contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2) após haver o controle da transmissão comunitária da doença.

Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay


Neste domingo (26), o governo registrou apenas um novo caso da Covid-19. Ardern, no entanto, pediu que os cidadãos permaneçam em alerta e continuem tomando todos os cuidados indicados, como continuar a lavar as mãos com frequência, usar máscaras ao sair e manter o distanciamento social, ficando dentro de sua "bolha" de amigos mais próximos.

O anúncio da premier ocorre após quase cinco semanas de quarentena obrigatória, em um dos exemplos mais bem sucedidos de combate à doença no mundo. Assim que os primeiros casos surgiram, o governo agiu rápido, instaurando as medidas de lockdown e fazendo muitos testes na população.

Além de falar sobre o controle extremo do coronavírus, Ardern anunciou que o a Nova Zelândia baixou o nível do isolamento do quatro para o três a partir desta terça-feira (28). Com isso, alguns setores não essenciais da economia, como os atendimentos paliativos de saúde e as escolas serão reabertas. Locais públicos de convivência, como restaurantes (que só podem operar por entrega e para viagem), bibliotecas, praças e museus continuarão fechados.

"Nós estamos reabrindo a economia, mas não estamos abrindo a vida social das pessoas", destacou Ardern afirmando que ainda não há certezas sobre a eliminação total do vírus e o retorno à normalidade. "Todos querem retomar os contatos sociais que faltam, mas para fazer isso com segurança precisamos nos mover lentamente e precisamos usar a cautela. Não arriscarei os progressos feitos no tema da saúde dos neozelandeses. Se precisarmos permanecer por mais tempo no nível três, nós ficaremos", finalizou.

A Nova Zelândia, de acordo com dados do Centro Universitário Johns Hopkins, tem 1.469 casos confirmados do novo coronavírus e 19 mortes da doença.
ANSA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Abre-e-fecha estadual

Estado do Paraná transfere Dia do Servidor Público para próxima terça

29 OUT 2020 às 12h49
Norte pioneiro

Polícia prende vereador de Carlópolis por venda de cirurgias bariátricas pelo SUS

29 OUT 2020 às 12h38
Operação

Polícia Rodoviária Estadual intensifica as ações no feriado prolongado de Finados

29 OUT 2020 às 12h37
Oeste do PR

Delegado faz acordo de R$28mil com MP para não se tornar réu perante a Justiça

29 OUT 2020 às 12h29
Cornélio Procópio

Ex-servidora do IAT emitia licenças ambientais falsas no norte do PR, aponta MP

29 OUT 2020 às 11h56
Eleições municipais

OAB sabatina candidatos à Prefeitura de Londrina no próximo dia 10

29 OUT 2020 às 11h20
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados