Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Fora do censo

Número de moradores de rua no país é desconhecido

Redação Bonde
27 ago 2007 às 09:43

Compartilhar notícia

Adailton da Silva, 25, e Raimunda da Silva, 22, moram embaixo de um viaduto de Brasília. Eles, e todos os outros sem-teto, estão fora do censo do IBGE - Wilson Dias/ABr
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Não se sabe ao certo quantos moradores de rua existem no Brasil. Os números do Censo Populacional, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), não levam em conta essa parcela da população.

O articulador da Pastoral Nacional do Povo de Rua, movimento ligado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Gladston Figueiredo diz que "só a fato dessa população não ser contabilizada pelo censo, isso já é uma discriminação".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A falta de informação faz com que o Governo Federal não tenha dados para desenvolver políticas voltadas para essas pessoas. Por isso, em outubro, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) começa a fazer uma contagem de população de rua. Serão cerca de 2.500 pesquisadores em 23 estados e mais o Distrito Federal. Apenas Belo Horizonte, Recife e São Paulo não vão participar da pesquisa, pois os governos estuais já haviam feito o levantamento desses dados.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fez poucas aparições em 2024

Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez

Imagem de destaque
Atrapalhando o aprendizado

ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino

Imagem de destaque
Veja os detalhes

Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025

Imagem de destaque
País que mais mata jornalistas

Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local


Figueiredo afirma que fazer uma contagem nacional dessa população é um grande passo para que se possa promover a inclusão social dessas pessoas.


"Tem dois focos centrais que precisam ser abordados pelo governo: a questão da habitação e a geração de trabalho e renda. Isso é fundamental. Tem também a questão dos direitos humanos, a educação, a cultura e a saúde. Muitos moradores não tem como ter acesso à saúde", diz.

ABr


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo