O terremoto de 7,9 graus na escala Richter, que atingiu o Peru, destruiu 80% das construções na cidade de Pisco e 40% em Ica, ambas no sul do país, na área mais afetada pelo sismo.
Mais de 320 tremores secundários foram registrados desde a noite de quarta-feira (15) na região. Além de Pisco e Ica, a cidade de Chincha também está em ruínas.
De acordo com equipes do Corpo de Bombeiros, o número de vítimas já superou os 500 e deve aumentar, à medida que os bombeiros retiram novos corpos dos escombros. Muitos mortos estavam em um prédio que desabou em Ica.
Leia mais:
França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens
Marta vence primeiro título nos Estados Unidos com Orlando e estadunidenses se rendem à 'rainha'
Orlando Pride, de Marta, vence e conquista primeiro título da NWSL
OMS anuncia que mpox ainda figura como emergência em saúde pública global
Os sobreviventes na região enfrentam falta de comida, água e energia elétrica.
Hospitais - As autoridades decretaram estado de emergência nos hospitais, onde não há médicos, enfermeiros e remédios em número suficiente.
Os feridos são atendidos no corredor dos ambulatórios, em leitos improvisados no chão.
A estrada Panamericana, que atravessa todo o país, está com rachaduras em vários locais. O trânsito é intenso, e a rodoviária da capital, Lima, está lotada - já que muita gente que tem parentes na região mais próxima ao epicentro está se dirigindo para a área.
Em Chincha, 600 detentos da prisão de Tambo de Mora fugiram depois da queda de uma das paredes da carceragem.
Ajuda - A ajuda para as vítimas do terremoto começa a chegar de várias partes do mundo.
De acordo com João Marcelo Galvão, da Embaixada Brasileira em Lima, não há informações sobre brasileiros entre as vítimas do terremoto. Mas Galvão pediu que, se alguém tiver alguma notícia sobre vítimas brasileiras, avise a Embaixada em Lima pelos telefones (00xx511) 512 0837 ou (00xx511) 9348 2042.
Outros países - Um terremoto de 4,3 graus na escala Richter abalou nesta quinta-feira (16) a região sul da Costa Rica, perto da fronteira com o Panamá, sem registro de vítimas ou danos materiais até o momento, informou uma fonte oficial a Agência EFE. Los Angeles, nos Estados Unidos, também sofreu um novo tremor no mesmo local em que ocorreu um sismo na semana passada. Ainda não é possível afirmar que os novos tremores tenham relação com o abalo que atingiu o Peru.