O cantor lírico Luciano Pavarotti morreu na madrugada desta quinta-feira na cidade italiana de Modena, às 5h (0h no horário de Brasília). A notícia foi confirmada pelo empresário do tenor, Terri Robson.
Pavarotti sofria de câncer no pâncreas, do qual foi operado em julho de 2006, em Nova York. Após a cirurgia, o tenor perdeu 30 quilos.
Nas últimas semanas sua saúde estava em estado grave, sob o tratamento de médicos de um hospital de Modena, sua cidade natal. O tenor esteve internado por duas semanas para fazer exames após ter dado entrada no hospital com febre alta e princípio de pneumonia, mas teve alta no dia 25 de agosto. Esta semana, seu estado piorou; ele ficou inconsciente e teve insuficiência renal.
Leia mais:
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
Pavarotti nasceu em Modena no dia 12 de outubro de 1935. É considerado como um dos melhores cantores líricos de sua geração. Sua estréia nos palcos foi no dia 29 de abril de 1961, no papel de Rodolfo na ópera La Bohème, de Giacomo Puccini. A apresentação foi em Reggio Emilia. Sua primeira apresentação solo foi em 1963, em uma apresentação solo no Covent Garden, em Londres.
Uma de suas apresentações mais lembradas foi durante a abertura da Copa do Mundo de 1990, na Itália, quando cantou com os espanhóis Plácido Domingo e José Carrera.
Das agências