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Graduação

Oferta de cursos cresce mais que matrículas no Brasil

Redação Bonde
21 dez 2007 às 11:32

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O número de cursos de graduação tradicionais oferecidos por instituições de ensino superior cresceu 8,3% em relação a 2006, enquanto o número de matrículas presenciais cresceu 5%, segundo dados do Censo da Educação Superior de 2006, divulgado em Brasília.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), foram registrados 22.101 cursos presenciais em 2006, contra 20.404 em 2005. Em 2003 eram 16.453. Em relação às matrículas, o número passou de 4.453.156, em 2005, para 4.676.646, em 2006.

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Os cursos tecnológicos tiveram um aumento maior do que os tradicionais, crescendo 34,3% no número de matrículas. Em 2005 eram 214.271 alunos matriculados. Em 2006, esse número passou para 287.727. Dentro desse quadro, 32.616 alunos estão matriculado em cursos tecnológicos federais. Um crescimento de 11,3% em relação a 2005.

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Educação a Distância

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O Censo mostrou também um crescimento de 571% no número de cursos de Educação a Distância (EAD) desde 2003. As matrículas cresceram 315% no mesmo período. Em 2005, esses alunos representavam 2,6% do universo dos estudantes. Em 2006 essa participação passou a ser de 4,4%.


O levantamento mostra que, em 2000, o número de cursos era de apenas 10, pulando para 52 em 2003. Atualmente são 349. Em relação ao número de alunos de educação a distância, o Censo mostrou que, em 2000, eram 1.682, contra 207.206 até o ano passado.

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Censo


O Censo atualiza anualmente as informações da educação superior sobre número de instituições, cursos, matrículas, vagas, inscritos, ingressos, concluintes, docentes e pessoal técnico administrativo. O levantamento traz também dados discriminados por turno e de acordo com a localização das instituições (no interior dos Estados ou nas capitais).


A finalidade do Censo é fazer uma radiografia da educação superior por meio de um questionário na Internet. Com base nesse conjunto de dados o Censo da Educação Superior tem como objetivo oferecer aos gestores de políticas educacionais uma visão das tendências de um nível de ensino em processo de expansão e diversificação.

Ao longo de 2007, foram recolhidas informações em 2.270 instituições de educação superior (248 públicas e 2.022 privadas) tendo como data base o dia 30 de outubro de 2006. São computadas as matrículas efetuadas até o dia 30 de junho. (Com informações da Unicentro)


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