Nesta época do ano, o número de casos de doenças nos olhos tem um aumento significativo. Isso ocorre por causa do clima seco desta estação, que dificulta a dispersão dos poluentes no ar.
Além disso, o ar seco favorece a evaporação, intensificando o ressecamento das mucosas oculares que necessitam estar sempre úmidas e lubrificadas.
Os agentes causadores de doenças como conjuntivite, uma das mais propícias para época, são poeira, pó doméstico ou qualquer tipo de partícula sólida suspensa no ar, fumaça ou vapores tóxicos, mudanças bruscas na temperatura, radiação luminosa, bactérias, vírus e ácaros.
Nos olhos, as partes mais afetadas são a borda dos cílios, a conjuntiva e a córnea. Dependendo do local onde surge a irritação aparecem diversos tipos de quadros clínicos: nas pálpebras e cílios ocorrem as blefarites; na conjuntiva, a conjuntivite e na córnea, as ceratites.
Leia mais:
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
Os sintomas dessas doenças geralmente são coceira, ardor nos olhos, dores nos olhos, na cabeça ou na face, sensação de areia nos olhos, perturbação visual e fotofobia. Os sinais mais encontrados são vermelhidão, inchaço, lacrimejamento e secreção.
Para evitar a proliferação dessas doenças, deve-se evitar ambientes com ventiladores e ar-condicionado e dar mais atenção aos olhos neste período. Limpar e hidratar os olhos com compressas de soro fisiológico e protegê-los com óculos de sol de boa qualidade e individuais são medidas simples que evitam esses transtornos.
O que é Conjuntivite?
Conjuntivite é a inflamação da membrana (conjuntiva) que cobre o olho e a superfície interna das pálpebras. O vírus ou bactéria por ser transmitidos pelas mãos, toalhas, cosméticos ou uso prolongado de lentes de contato. A infecção é contagiosa. Na maioria dos casos a conjuntivite dura cerca de duas semanas.
Tratamento
O tratamento varia dependendo da causa. Medicações (pomadas ou colírios) podem ser recomendadas para acabar com a infecção, aliviar os sintomas da alergia e diminuir o desconforto.