Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Itália

Padres aconselham exorcismo de gays

BBC Brasil
12 abr 2007 às 17:50

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Sacerdotes italianos estariam aconselhando pais de homossexuais a levar seus filhos para serem exorcizados. A denúncia foi feita pela Associação Italiana de Homossexuais (Arcigay), que pretende verificar a expansão do fenômeno na Itália.

"Recebemos dezenas de reclamações anônimas, provenientes de várias cidades italianas, através de uma linha telefônica especial que colocamos à disposição", disse à BBC Brasil Aurelio Mancuso, presidente da entidade.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo ele, a maioria das pessoas que registram as queixas não fornece informações detalhadas, dificultando uma ação formal de denúncia.Casos

Leia mais:

Imagem de destaque
Dos EUA

Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster

Imagem de destaque
Mais procurados

Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024

Imagem de destaque
Confirmado

2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus

Imagem de destaque
Fez poucas aparições em 2024

Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez


Na avaliação de Mancuso, há uma relação entre o aumento das denúncias e a emoção provocada pelo recente caso do suicídio de um adolescente italiano, que teria sido vítima de discriminação na escola por sua condição de homossexual.

Publicidade


De acordo com o escritório da associação em Roma, que teria recebido a maior parte das queixas, não é novidade que homossexuais e seus familiares sejam pressionados a se submeter a exorcismo.


Autorização

Publicidade


Segundo o padre Gabriel Amorth, presidente honorário da Associação Nacional de Exorcistas e considerado o exorcista mais famoso da Itália, a prática é admitida pela Igreja Católica, mas só pode ser realizada por religiosos bem preparados e que tenham autorização do bispo de sua diocese.


Em entrevista à BBC Brasil, Amorth disse que não vê relação entre a prática do exorcismo e a condição de homossexual. "O exorcismo é feito para liberar a pessoa da presença do demônio ou de suas influências maléficas. O homossexualismo é outra coisa", explicou.

Publicidade


Na visão de padre Amorth, contudo, não é correto usar o exorcismo com os homossexuais e quem o faz, "comete um erro". Mas ele avisa: "Quando se está no pecado há sempre risco de cair na possessão demoníaca".


Pecados

Publicidade


Conforme a doutrina da Igreja Católica, "os atos homossexuais são pecados graves, imorais e contrários às leis naturais". Diversos documentos confirmam o ensinamento da Igreja sobre a homossexualidade.


Na opinião do deputado Franco Grillini, ex-presidente da Arcigay, as denúncias registradas são resultado de uma campanha da Igreja contra os homossexuais. "Vivemos um país onde a presença exagerada do Vaticano faz com que o homossexualismo seja considerada uma identidade errada", disse ele, à BBC Brasil.

Conforme o deputado, os ataques freqüentes da hierarquia católica podem favorecer iniciativas de "cura" como o exorcismo. "Em um país normal, seria até engraçado, mas isto pode criar muito sofrimento nas vítimas desses padres", segundo Grillini.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo