Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Consenso

Países se unem para combater a anorexia no mundo da moda

Heloísa Prado - Bonde
21 set 2006 às 18:14

Compartilhar notícia

Arquivo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Reuters divulgou nesta quinta-feira (21) que algumas das principais varejistas de Israel concordaram em não empregar modelos excessivamente magras para fazer sua publicidade, aderindo a uma campanha global crescente para combater a anorexia no setor da moda.

Adi Barkan, um importante fotógrafo de moda israelense, disse que conseguiu o compromisso de empresas, que representam 60 por cento do volume publicitário em Israel, de rejeitar modelos com índice de massa corporal (IMC, a razão entre peso e altura) inferior a 18.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"O IMC médio de nossas modelos é 14. O novo acordo entra em vigor na próxima semana, quando esperamos que todas as maiores agências de moda façam a adesão", disse Barkan à Reuters na quarta-feira (20). Ele afirmou que as modelos com peso abaixo do mínimo terão um período de tolerância para recuperar massa corporal.

Leia mais:

Imagem de destaque
Há 11,5 mil anos

Mudanças no clima obrigaram povos antigos a se deslocar pelo território brasileiro

Imagem de destaque
Sergio Alfieri

Médico cogitou parar tratamento para deixar papa Francisco morrer

Imagem de destaque
Destino atraente

Brasil registrou mais de 270 mil estrangeiros somente no ano de 2024, segundo o Boletim da Migração

Imagem de destaque
Na França

Teste de saliva para endometriose é considerado promissor, mas há ressalvas


O acordo foi confirmado pelas empresas participantes em comunicados feitos ao jornal Maariv. A decisão acontece após a proibição de modelos magras demais participarem da prestigiada Semana de Moda de Madri, na semana passada. A iniciativa do país espanhol motivou pedidos da secretária da Cultura britânica, Tessa Jowell, por medidas semelhantes em seu país.

Publicidade


De acordo com Barkan, Israel tem o quarto maior índice de anorexia no mundo industrializado. Ele atribui o fenômeno às forças culturais conflitantes presentes no Estado judaico. "Por um lado, queremos ser a América, mas, por outro, vivemos no Oriente Médio, com todas as pressões e expectativas que isso gera para as mulheres jovens, em termos de sua aparência", disse ele.


Barkan disse que uma nova lei para implementar o IMC mínimo em todo o setor da moda de Israel já foi aprovada em primeira instância no Parlamento e pode ser ratificada até o final do ano.

Anorexia nervosa - É um transtorno alimentar no qual a busca implacável por magreza leva a pessoa a recorrer a estratégias para perda de peso, ocasionando importante emagrecimento. As pessoas anoréxicas apresentam um medo intenso de engordar mesmo estando extremamente magras. Em 90% dos casos, acomete mulheres adolescentes e adultas jovens, na faixa de 12 a 20 anos. É uma doença com riscos clínicos, podendo levar à morte por desnutrição.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo