Da France Presse, O papa proclamou santos, hoje, na praça de São Pedro, no Vaticano, três figuras da época missionária da Igreja Católica no século 19. Tratam-se dos missionários italianos Joseph Freinademetz (1852-1908), muito conhecido entre os católicos chineses, e Daniel Comboni (1831-1881), que atuou na África, além do religioso alemão Arnold Janssen (1837-1909), fundador da sociedade missionária do Verbo Divino.
João Paulo 2º apareceu em relativo bom estado de saúde e pronunciou de maneira muito clara as palavras litúrgicas que outorgaram a canonização aos três novos santos, mas em alguns instantes foi obrigado a interromper sua fala por causa de uma tosse.
Em uma homilia dirigida a 15.000 peregrinos que assistiam a cerimônia de canonização ao ar livre, o papa fez um pedido em favor da África, uma terra que continua sendo afetada por tantas dificuldades e problemas. "Que a comunidade internacional possa ajudar concretamente a construir um futuro de esperança", declarou João Paulo 2º.