O papa João Paulo II celebrou neste domingo seus 83 anos, durante a cerimônia de canonização de dois poloneses e dois italianos, na Praça de São Pedro, no Vaticano. A voz forte e clara do pontífice revelou uma melhora no seu estado geral de saúde.
Católicos de todo o mundo puderam enviar por e-mail mensagens de parabéns ao papa através do site de Internet do Vaticano (www.vatican.va). Autoridades da Santa Sé declararam que estão recebendo uma avalanche de mensagens", relatou o correspondente da CNN em Roma, Alessio Vinci.
Apesar dos muitos bolos de aniversário que chegaram, o Vaticano informou que o pontífice só comerá a torta feita por freiras polonesas que cuidam dele diariamente.
Leia mais:
Tarifas em governo Trump 2 podem provocar invasão de produtos chineses no Brasil
Rupert Grint, de Harry Potter, deve pagar R$ 14 milhões em batalha judicial
Argentina anuncia reforma migratória que pode afetar brasileiros no país
Japão recolhe réplica de espada de Harry Potter por violação da lei de armas
João Paulo II é o quarto pontificado mais longo da história da Igreja. E é o campeão em canonizações. Com as quatro feitas neste domingo, sobiu para 473 o número total de pessoas que foram elevadas a categoria de santo, mais dos que os 299 proclamados por todos os papas anteriores, desde 1588.
A edição de hoje do jornal de Milão "Corriere della Sera" traz a confirmação de uma autoridade do Vaticano que o papa sofre do mal de Parkinson. O chefe da Congregação de Bispos, cardeal Giovanni Battista Re, declarou ao diário que as orações do pontífice o ajudaram a enfrentar o problema.
Apesar da idade e da doença, João Paulo II visita a Croácia e a Bósnia em junho, e viaja à Mongólia, e talvez à Rússia, em agosto. As informações são da agência de notícias CNN.