O papa Bento 16 sofreu uma fratura no punho direito, após ter sofrido uma queda na casa onde passa férias, na região de Val d'Aosta, no norte da Itália, nesta sexta-feira (17).
Segundo o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, o ferimento não foi grave e o papa chegou ao hospital andando, acompanhado de seu secretário pessoal.
Ainda de acordo com Lombardi, a queda ocorreu depois que Bento 16 escorregou na banheira. Mesmo após o acidente, o pontífice rezou uma missa e tomou café da manhã, antes de ir para o hospital.
Leia mais:
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Entretanto, a imprensa italiana informou, citando fontes do hospital, que o papa estaria sendo submetido a uma cirurgia para tratar a fratura, o que não foi confirmado pelo Vaticano.
Caminhadas
Desde a segunda-feira, o papa, que tem 82 anos, está passando férias em uma casa de campo feita de pedra e madeira, com vista para o Mont Blanc, nos Alpes.
Segundo o correspondente da BBC em Roma, Duncan Kennedy, Bento 16 usa o local como base para caminhadas pelas montanhas da região, assim como seu antecessor, o papa João Paulo 2º.
Bento 16 planejava permanecer no local até o final de julho, e passaria o resto do verão em sua casa nos arredores de Roma.
No entanto, não há indícios, por enquanto, de que ele desistirá do descanso nos Alpes por causa do acidente.
Esta é a segunda queda do papa neste ano. Em 29 de abril, ele caiu na cidade de Áquila, durante a celebração de uma missa para as vítimas do terremnoto que destruiu a cidade.