O presidente do Paquistão, Pervez Musharraf, afirmou neste domingo que uma guerra nuclear contra a vizinha Índia é ‘impensável’. Suas declarações são uma tentativa de diminuir a tensão no sul da Ásia num momento em que os dois rivais adotam preparativos para um conflito armado.
A movimentação de tropas nos últimos dias e o tom belicista do governo de Nova Déli – que acusa os paquistaneses de estarem por trás de ações terroristas de separatistas islâmicos da região da Caxemira – levou a ONU a aconselhar os familiares de seus funcionários a deixarem o Paquistão.
‘Não creio que nenhum dos lados seja tão irresponsável a ponto de chegar a esse limite’, disse Musharraf sobre o eventual uso de armas nucleares, em entrevista à rede CNN. ‘As pessoas não deveriam nem estar discutindo essas coisas, pois nenhum indivíduo sensato pode nem mesmo pensar em entrar nessa guerra não-convencional.’
Leia mais:
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024
Cerca de um milhão de soldados das duas partes estão posicionados em regiões de fronteira. Diariamente, trocam disparos de metralhadora e artilharia.
*Leia a reportagem completa na Folha de Londrina desta segunda-feira.