Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Infratores

Paraná é o estado campeão em carros com multas não pagas

Redação Bonde
21 dez 2007 às 19:02

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em todo o país, 1.428 veículos possuem mais de 50 multas não pagas, de acordo com Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), coordenado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

O estado campeão de multas é o Paraná, seguido de São Paulo e Minas Gerais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As infrações cometidas por condutores desses veículos foram registradas fora de seus estados, segundo informações do sistema, que permite a aplicação de multas por meio das placas de veículos cadastradas em qualquer uma das 27 unidades federativas.

Leia mais:

Imagem de destaque
durante uma festa do rapper

Em nova acusação contra Diddy, homem diz que foi drogado e estuprado em carro

Imagem de destaque
Análise

Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas

Imagem de destaque
Previsão da ONU

La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência

Imagem de destaque
Dos EUA

Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster


Para o diretor-geral de Informatização e Estatísca do Denatran, Eduardo Sanches Faria, o Renainf possibilita maior controle das infrações de trânsito.

Publicidade


"O grande ganho do Renainf é a acabar com a impunidade, ou seja, aquela história de as pessoas registrarem o veículo em um estado para andar em outro achando que a multa não vai chegar para ele. Essa situação não existe mais."


Segundo ele, das 27 unidades da federação, 26 estão integradas ao registro. A exceção é Tocantins, que deverá fazer parte do sistema em janeiro de 2008.

Publicidade


Desde que foi implantado, em janeiro de 2004, o Renainf registrou aproximadamente oito milhões de multas, arrecadando um total de R$ 1 bilhão de reais, que, de acordo com Faria, são aplicados pelos órgãos na educação e segurança de trânsito.


Para evitar multas aos condutores que vendem e não transferem seus veículos aos novos proprietários, o Renainf fez um acordo com a Federação Brasileira de Notários e Registradores (Febranor) para facilitar a comunicação do negócio ao Denatran.

Publicidade


"Quando se vende um veículo deve-se ir ao órgão de trânsito reconhecer a firma no cartório, tirar um cópia do documento e encaminhar ao Detran. Para facilitar esse processo, o Denatran, por meio de um acordo feito com a Febranor, está soltando um serviço a partir de 21 de janeiro de 2008 que no próprio cartório o cidadão vai poder fazer a comunicação de venda. Os cartórios vão poder no ato do reconhecimento de firma fazer a informação da comunicação de venda ao Renavan [Registro Nacional de Veículos Automotivos], cabendo a esse informar ao Detran", explicou Faria.


No ano que vem, o Denatran também deverá fazer mudanças no Registro Nacional da Carteira de Habilitação (Renach), com o objetivo de dificultar fraudes, e também adotar medidas para melhorar o processo de formação de motoristas.

ABr


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo