Falta pouco para que o Parque Nacional do Iguaçu, na fronteira do Brasil com Paraguai e Argentina, se torne o primeiro do mundo a receber certificação de eficiência ambiental (ISO 14001). O reconhecimento comprova a implementação das normas do Sistema de Gestão Ambiental (SGA). As informações são da Agência Brasil.
De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério do Meio Ambiente, a administração do parque está finalizando as recomendações de aperfeiçoamento feitas por auditores em visitas prévias.
Segundo a ISO 14001, devem ser levantados aspectos ambientais significativos que geram impactos como moradias de funcionários, escolas-parque e definidas ações para diminuir os efeitos dessas instalações sobre o parque.
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
A previsão é de que a concessão do certificado ocorra em março deste ano.
A Organização Internacional para Padronização (International Organization for Standardization - ISO, na sigla em inglês) aglomera os institutos de padronização e normalização de 148 países. A ISO aprova normas internacionais em todos os campos técnicos, menos na eletricidade e eletrônica. A ISO 14000 classifica e avalia as normas de gestão de ambiente.