Cerca de 50 índios pataxós Hã Hã, do sul da Bahia foram ao Palácio do Planalto, para uma audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Eles foram entregar ao presidente um livro que conta a história da tribo e um documento que relata a violência contra os índios no estado. De acordo com o cacique Gerson Pataxó, a tribo quer ajuda do governo para resolver o problema da invasão das terras indígenas por fazendeiros.
O cacique cobra agilidade do Supremo Tribunal Federal no julgamento do processo que pede a nulidade dos títulos de terras indígenas concedidos a fazendeiros. "As terras são demarcadas, já ficou provado que são terras indígenas e esse processo está há 20 anos no Supremo Tribunal Federal sem julgamento", disse o cacique Gerson.
Segundo os líderes da tribo, dos 54 mil hectares de terras indígenas, que abrangem os municípios de Pau Brasil, Camacâ e Itajú da Colônia, apenas 8 mil hectares continuam ocupados pelos 3 mil índios da tribo. O restante foi invadido por quase 400 fazendeiros.