O governo de Pernambuco transferiu nesta terça-feira (05) para a penitenciária federal de segurança máxima de Catanduvas (Oeste do Paraná) 25 detentos considerados de alta periculosidade, por envolvimento com facções criminosas e crimes de seqüestro e assalto. Eles estavam em cinco presídios do estado. As informações são da Agência Brasil.
Participam da operação cerca de 200 policiais federais, civis, militares, além de agentes penitenciários. O transporte dos detentos foi feito em um avião Hércules, da Força Aérea Brasileira, que saiu da base aérea do Recife.
O secretário estadual de Defesa Social, Rodney Miranda, disse que a operação foi articulada desde a inauguração da penitenciária de segurança máxima com objetivo de mantê-los isolados. "São presos que nosso setor de inteligência identificou como líderes de facções criminosas, que atuam ou pretendiam atuar no estado. A idéia é evitar que a periculosidade deles ultrapasse os muros da prisão".
Leia mais:
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
A lista foi elaborada pela secretaria de Defesa Social, em conjunto com a superintendência da polícia federal no estado. Pernambuco é o terceiro estado do país a enviar detentos para a unidade prisional federal. Os outros dois foram Pará e Mato Grosso.
Com estas novas transferências a penitenciária federal de Catanduvas abrigará 62 presos.
>>Leia mais na Folha de Londrina desta quarta-feira