A 48 horas da eleição nos Estados Unidos, o presidente e candidato à reeleição, democrata Barack Obama, e seu rival republicano, o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, estão empatados com 48% das intenções de voto cada um, de acordo com pesquisa do Washington Post e ABC News divulgada neste domingo. Entre os eleitores independentes, que podem definir a votação, ambos os candidatos têm 46%.
Segundo o levantamento, quase metade dos americanos disse que a resposta de Obama à passagem do furacão Sandy pela costa leste dos EUA terá peso em seu voto. Uma sondagem anterior apontou que 79% classificaram a atuação do presidente como boa ou excelente.
De acordo com o Post, outro fator que pode pesar na eleição é o último relatório de emprego (payroll). Segundo o Departamento do Trabalho, a economia americana criou 171 mil vagas de emprego em outubro, em termos sazonalmente ajustados, acima da previsão, de alta 125 mil. A taxa de desemprego, no entanto, subiu de 7,8% em setembro para 7,9% em outubro.
Leia mais:
França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens
Marta vence primeiro título nos Estados Unidos com Orlando e estadunidenses se rendem à 'rainha'
Orlando Pride, de Marta, vence e conquista primeiro título da NWSL
OMS anuncia que mpox ainda figura como emergência em saúde pública global
Apesar do empate nas intenções de voto, Obama ainda tem vantagem na disputa. Segundo o jornal americano, Obama iniciou a corrida pela Casa Branca com o apoio de 18 Estados mais a capital, totalizando 237 votos no Colégio Eleitoral, que define o vencedor. Romney tem o apoio de 23 Estados, somando 191 votos eleitorais. Romney deve vencer na Carolina do Norte e Obama, em Nevada. Com isso, o presidente teria 243 votos contra 206 do ex-governador de Massachusetts.
"Supondo que os Estados vão votar dessa forma, o presidente precisaria de apenas 27 dos 89 votos eleitorais restantes para vencer. Já Romney teria de conquistar 64 dos 89", afirma o Post.
Outra pesquisa, do Wall Street Journal e NBC News, divulgada também neste domingo, mostra pequena vantagem de Obama sobre Romney. O presidente e candidato à reeleição tem 48% das intenções de voto, contra 47% do ex-governador de Massachusetts.
Segundo esse levantamento, Obama lidera entre as mulheres (51% contra 43%), mas perde entre os homens (44% contra 51%). A sondagem, com margem de erro de 2,55 pontos porcentuais para mais ou para menos, ouviu 1.475 prováveis eleitores em todo o país.
O democrata conquistou alto porcentual nessa pesquisa devido ao modo como lidou com a passagem do furacão Sandy pela costa leste dos EUA. Sete em cada dez eleitores aprovaram a resposta de Obama à tormenta, na comparação com 15% que desaprovaram. As informações são da Dow Jones.