Ao mesmo tempo que a Internet facilitou a vida das empresas, interligando parceiros e permitindo transações de negócios online, ela também contribuiu para reduzir a produtividade dos funcionários pelo mau uso da Rede.
Muitos funcionários aproveitam o horário do expediente para atualizar blogs, bater papo com amigos via messenger, fazer download (vídeos e músicas) e entrar em outros tipos de sites não relacionados com o trabalho. É o que mostra o estudo WebWork 2007, realizado pela Websense com 400 corporações de países da América Latina, incluindo o Brasil.
De acordo com a pesquisa, 97% dos funcionários que têm acesso à rede corporativa usam seus PCs para acessar sites não relacionados ao trabalho. A mesma pesquisa mostra que empregados de companhias brasileiras passam uma média de 5,9 horas por semana navegando na Web no ambiente de trabalho. Esse tempo equivale a 71 minutos por dia, ou seja, mais de uma hora.
Leia mais:
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
'Ainda Estou Aqui' é incluído na NBR, prêmio tradicional da crítica americana
ONU aprova conferência para discutir criação de Estado palestino
Entre os sites mais acessados no ambiente de trabalho estão os de bancos, de e-mails pessoais, como Gmail, Yahoo! e Hotmail. A pesquisa da Websense também aponta aumento em 2007 do uso dos programas de messenger dos portais de relacionamento como Orkut e da página de compartilhamento de vídeo YouTube. (Com informações da WNews)