A Petrobras acaba de anunciar mais uma importante descoberta de petróleo na Bacia Submarina do Espírito Santo. O poço do novo campo - cujo potencial de produção e reservas será anunciado após as avaliações em curso - encontra-se em profundidade de 1.374 metros de lâmina d’água, a 60 km da costa do estado e a 80km de Vitória, entre a capital e a foz do Rio Doce.
Outro aspecto importante é que esta é uma grande descoberta localizada em uma nova província petrolífera fora da Bacia de Campos, onde estão situados todos os campos gigantes já descobertos pela Petrobras.
O poço está situado no Bloco BES-100, uma das áreas da rodada zero (BID - 0) que teriam que ser devolvidas em 6 de agosto próximo, caso não ocorressem descobertas.
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Além da sonda que realizou esta descoberta, outras duas plataformas estão em operação de perfuração de poços pioneiros. O levantamento do perfil do poço confirmou a ocorrência de 50 metros de rocha reservatório arenosa, portadora de petróleo, na profundidade de 3.784 metros. A perfuração vai continuar até atingir a profundidade de 4.400 metros, podendo localizar outras camadas de rocha com óleo.
Sem considerar a descoberta desta sexta-feira, em fase de avaliação, as estimativas preliminares das recentes descobertas em águas do Espírito Santo indicam reservas de 2,1 bilhões de barris no bloco BC-60. Considerando que as reservas são apropriadas sempre no final de cada ano, os volumes dessas novas descobertas serão contabilizados no final de 2003.