Pesquisar

Canais

Serviços

No Espírito Santo

Petrobras anuncia nova descoberta de petróleo

Redação - Folha de Londrina
11 jul 2003 às 21:02
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

A Petrobras acaba de anunciar mais uma importante descoberta de petróleo na Bacia Submarina do Espírito Santo. O poço do novo campo - cujo potencial de produção e reservas será anunciado após as avaliações em curso - encontra-se em profundidade de 1.374 metros de lâmina d’água, a 60 km da costa do estado e a 80km de Vitória, entre a capital e a foz do Rio Doce.

Continua depois da publicidade

Outro aspecto importante é que esta é uma grande descoberta localizada em uma nova província petrolífera fora da Bacia de Campos, onde estão situados todos os campos gigantes já descobertos pela Petrobras.


O poço está situado no Bloco BES-100, uma das áreas da rodada zero (BID - 0) que teriam que ser devolvidas em 6 de agosto próximo, caso não ocorressem descobertas.


Além da sonda que realizou esta descoberta, outras duas plataformas estão em operação de perfuração de poços pioneiros. O levantamento do perfil do poço confirmou a ocorrência de 50 metros de rocha reservatório arenosa, portadora de petróleo, na profundidade de 3.784 metros. A perfuração vai continuar até atingir a profundidade de 4.400 metros, podendo localizar outras camadas de rocha com óleo.

Sem considerar a descoberta desta sexta-feira, em fase de avaliação, as estimativas preliminares das recentes descobertas em águas do Espírito Santo indicam reservas de 2,1 bilhões de barris no bloco BC-60. Considerando que as reservas são apropriadas sempre no final de cada ano, os volumes dessas novas descobertas serão contabilizados no final de 2003.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade