A Petrobras anunciou hoje (26) recorde histórico de produção de petróleo, de 2.000.238 barris diários. O resultado, alcançado ontem (25), foi possível graças às seis novas plataformas que entraram em operação neste ano, responsáveis por 590 mil barris diários.
A última delas, a P-54, começou a operar em 11 de dezembro, no campo de Roncador, na Bacia de Campos (RJ), e já está produzindo 45 mil barris por dia, devendo chegar a 180 mil barris diários no final de 2008.
O recorde anterior era de 1.952.000 barris, em outubro do ano passado.
Leia mais:
Em nova acusação contra Diddy, homem diz que foi drogado e estuprado em carro
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Para 2008, está previsto o lançamento de mais quatro plataformas, sendo três de petróleo, na Bacia de Campos, e uma de gás, no Espírito Santo. Na Bacia de Campos, entrarão em produção a P-51, com capacidade para produzir 180 mil barris por dia, a P-53, com igual capacidade de produção; e a FPSO Cidade de Niterói, que produzirá 100 mil barris por dia.
Na Bacia do Espírito Santo, entrará em operação a FPSO Cidade de São Mateus, projetada para produzir 10 milhões de metros cúbicos de gás por dia.
A Petrobras extrai mais de 80% de sua produção de campos marítimos e a produção em terra é de 230 mil barris diários.
O anúncio do novo recorde de produção foi feito, no Rio, pelo diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, e pelo presidente da empresa, José Sérgio Gabrielli. Na ocasião, Estrella adiantou que os primeiros testes de produção do campo gigante de Tupi, na Bacia de Santos, em São Paulo, começam no final do próximo ano, com produção diária estimada em 80 mil barris.