A Petrobras anunciou a descoberta de óleo leve na Bacia de Santos, a 2.140 metros de profundidade, a partir de um poço ainda em perfuração. A empresa considera "muito importantes" os resultados preliminares da exploração, por se tratar de uma área de "nova fronteira", mas considera necessários investimentos adicionais para a avaliação de volume e produtividade desses reservatórios. O poço fica a cerca de 250 quilômetros da costa sul da cidade do Rio de Janeiro e a 280 km da refinaria Duque de Caxias.
Na avaliação da estatal, a descoberta representa "um marco histórico", por ser a primeira a ultrapassar uma camada de sal de mais de dois mil metros. Em entrevistas recentes, os diretores da estatal já admitiam a possibilidade da existência de bacias de grande potencial localizadas abaixo da camada de sal – o que poderá significar uma ampliação significativa da atividade exploratória no país.
A descoberta foi comunicada à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O petróleo leve da Bacia de Santos tem melhor qualidade e maior valor comercial no mercado internacional, respondendo atualmente por cerca de 10% da produção total da companhia.
Leia mais:
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
A empresa anunciou recentemente a disposição de aumentar o volume de investimentos na busca desse tipo de óleo, que é misturado ao petróleo pesado existente principalmente na Bacia de Campos, no processo de refino.
Informações da ABr