A Polícia Federal (PF) iniciou nesta quinta-feira (22) a Operação Platina, que desmontou uma quadrilha internacional de tráfico de drogas que atuava no Brasil, Uruguai, Colômbia, Estados Unidos e Espanha.
Segundo nota divulgada pela PF, a quadrilha traficava entre 500 quilos e uma tonelada de droga por mês para a Europa e os Estados Unidos, passando pelo Uruguai.
A operação, coordenada pela Diretoria de Combate ao Crime Organizado de Brasília com o objetivo de atacar a base financeira da quadrilha, está sendo executada nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Cerca de 250 policiais cumprem 11 mandados de prisão e 40 mandados de busca e apreensão expedidos pela 4ª Vara Criminal do Estado do Rio, onde era feira a lavagem de dinheiro.
O esquema envolvia a compra de empresas de transporte de combustíveis e de postos de gasolina - seis na capital fluminense e dois no interior do estado.
A Operação Platina é resultado da troca de informações da Polícia Federal com as polícias de outros países, como Uruguai, Inglaterra, Colômbia, Espanha e Estados Unidos.