Até sexta-feira, aeroportos do Rio de Janeiro e São Paulo vão operar com sistema digital para identificação de norte-americanos. O equipamento chamado Sistema Automatizado de Identificação por Impressões Digitais (AFIS) foi adquirido pela Polícia Federal no ano passado para identificação de criminosos.
A previsão era que entrasse em funcionamento em março, mas com a determinação da justiça, que obriga a identificação de norte-americanos que chegam ao país, a Polícia Federal resolveu utilizar a tecnologia disponível para agilizar os trabalhos nos aeroportos.
O AFIS é utilizado por diversos organismos policiais e agências de identificação do mundo. Com ele é possível identificar de forma rápida e precisa uma pessoa por meio da impressão digital. Além disso, é possível fazer a identificação de uma pessoa por meio de fragmentos de digitais.
Leia mais:
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
'Ainda Estou Aqui' é incluído na NBR, prêmio tradicional da crítica americana
ONU aprova conferência para discutir criação de Estado palestino
Tarifas em governo Trump 2 podem provocar invasão de produtos chineses no Brasil
Em Recife (PE), já está funcionando um sistema informatizado, cedido pela Secretaria de Defesa Social do Estado. Com o equipamento, é possível fazer a identificação do cidadão em até três minutos. No sistema manual, a identificação leva até 30 minutos e a pessoa tem que sujar os dedos com tinta.