O plano de vôo do jato Legacy, da Embraer, que se chocou com o Boeing 737-800 da Gol no dia 29, matando 154 pessoas, mostra que, além de mudar de altitude, o avião passaria por uma turbulência às 16h56, quatro minutos antes da colisão, de acordo com o jornal O Estado de S. Paulo.
Desde o início das investigações, oficiais da Aeronáutica apontaram a tentativa de desviar de uma turbulência como justificativa para o fato de o Legacy ter saído da rota e colidido com o Boeing. O avião caiu em uma região de mata densa na floresta amazônica, divisa entre o Mato Grosso e o Pará.
O plano de vôo previa que o Legacy deveria decolar de São José dos Campos e manter a altitude de 37 mil pés até Brasília. Ao passar pela cidade, o avião deveria descer a 36 mil pés. Cerca de 513 km depois, quando cruzasse a posição teres - que é um ponto virtual de controle aéreo - o Legacy deveria subir para outra altitude: 38 mil pés.
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Porém, ele estava na altitude errada, a 37 mil pés, mesma da aeronave da Gol. De acordo com especialistas, o Legacy deveria ter mantido o plano de vôo, mesmo que estivesse sem comunicação com o centro de controle aéreo.